Pilates: O centro de força

A base do método pilates é o trabalho com os músculos do “power house” (centro de força), termo criado por Joseph pilates para definir a região central do corpo.

Esses músculos tem a função de estabilizar o corpo e sustentar a coluna. A técnica, todo o movimento se inicia na região do centro de força e vai se prolongando para os demais membros.

Alguns benefícios

  • Mais equilíbrio e flexibilidade;
  • Maior coordenação motora;
  • Força muscular, mobilidade nas articulações, consciência;
  • Melhor postura e prevenção de lesões.

Princípios básicos que regem o pilates

  • Respiração

Sempre coordenada com o movimento, expira-se nos movimentos de esforço, usando a musculatura do abdômen, assoalho pélvico e da coluna. Isso permite uma melhor sustentação da lombar e pelve, relaxamento da musculatura dos ombros e pescoço.

  • Centralidade

O fortalecimento da casa de força, “power house” através da respiração e dos movimentos.

  •  Controle

O controle é essencial na qualidade do movimento, o controle gera um movimento lento e constante, sem impulsos. O controle muscular consciente em todo o movimento.

  •  Concentração

Trabalhar com concentração consiste em focalizar a atenção nos movimentos que se realiza.

  •  Precisão

Refere-se a limpeza e pureza dos movimentos nos exercícios. Requer pensamento e envolvimento da mente com o movimento. A precisão pressupõe também a colocação correta do corpo e a manutenção constante do seu alinhamento e forma.

  •  Fluência

Os movimentos devem ser leves, contínuos, suaves.

  •  Alinhamento postural

Os exercícios exigem o alinhamento e contribuem para uma boa postura.

Written by

Dra. Melina Caniçali

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Bem vindos! Meu nome é Melina, sou nascida e criada na Bahia, Brasil, Fisioterapeuta por formação e atualmente resido em Orlando, Florida, Estados Unidos. O blog tem o objetivo de levar conteúdo simples capaz de transformar sua vida. Espero que goste. Deixe sua mensagem! Mel
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