Linfedema


O linfedema refere-se a todo edema de causa linfática, que é o acúmulo de fluido linfático no tecido intersticial com alta concentração protéica, causado pela deficiência do fluxo linfático. O aumento do volume do membro pode ocasionar um processo inflamatório crônico e com fibrose e até desfigurar a imagem corporal, quando não tratado o linfedema pode progredir para um linfagiosarcoma, aumentando a morbidade física e psicológica do paciente.

O tratamento de linfedema deve ser iniciado o mais rápido quando descoberto, para amenizar as complicações.

As características do linfedema é o edema (inchaço) na área afetada, aumento do volume dessa região, aumento de peso e perda parcial da funcionalidade.

O linfedema pode ser primário ou secundário

O linfedema primário pode ocorrer no nascimento ou na idade adulta, devido alguma deficiência do sistema linfático.

O linfedema secundário pode se desenvolver após alguma cirurgia, semanas meses ou até anos depois, após retirada do câncer de mama e outros, pós traumático – fraturas, traumas, pós infecção.

Cerca de 20% das mulheres que sobreviveram a um câncer de mama desenvolveram linfedema.

A eficácia dos procedimentos fisioterapêuticos no linfedema é a melhor saída para viver com essa doença, o estimulo a contração da musculatura lisa dos vasos linfáticos, aumento da velocidade de transporte da linfa, aumento da capacidade de processamento da linfa no interior dos gânglios linfáticos reduzindo o edema, o alivio da dor, sensação de peso no membro afetado diminuída, os alívios gerados pela fisioterapia faz com que este paciente retorne as atividades de vida diária rapidamente.

 

Written by

Dra. Melina Caniçali

76 Posts

Bem vindos! Meu nome é Melina, sou nascida e criada na Bahia, Brasil, Fisioterapeuta por formação e atualmente resido em Orlando, Florida, Estados Unidos. O blog tem o objetivo de levar conteúdo simples capaz de transformar sua vida. Espero que goste. Deixe sua mensagem! Mel
View all posts

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *