Como a postura e a respiração estão interligadas

Quando você tem boa postura conscientemente você percebe melhor a sua respiração. Você se sente caído e prendendo a respiração ou falando superficialmente usando os músculos do pescoço e dos ombros? Esse tipo de respiração é ruim para sua postura e saúde.

Quando você se concentra em técnicas de respiração melhor, pode melhorar drasticamente sua postura e melhorar seu humor. A respiração profunda envolve o sistema nervoso parassimpático, que ajuda a relaxar e auxiliar na digestão.

O músculo mais importante relacionado à respiração e postura é o diafragma. Esse músculo amplo, em forma de para-quedas, se prende à superfície interna das costelas, separando a parte superior do tronco da parte inferior. Seu diafragma expande seus pulmões para que eles possam absorver ar.

Abaixo vou colocar o exercício respiratório para você realizar, tente sentir e imaginar seu diafragma e outros músculos respiratórios em ação.

Pratique pelo menos 3 vezes cada exercício de respiração e veja como sentirá melhor a sua postura, a respiração vai te dar mais consciência da sua postura.

  1. Inspire suavemente pelo nariz, como se estivesse cheirando o ar fresco da montanha. Direcione a respiração para frente, para trás e para os lados do diafragma e da caixa torácica. Exale e faça um haaaa soar como se estivesse embaçando o espelho, mantendo o pescoço e a mandíbula relaxados. Sinta seus músculos abdominais se envolverem enquanto você desenha suas costelas juntas, forçando o ar para fora de seus pulmões e relaxando os músculos ao longo da coluna vertebral.
  2. Inspire e sinta o diafragma se espalhando e descendo. Sinta suas costelas se expandindo para os lados para que você possa absorver mais ar. Solte o ar enquanto o diafragma relaxa, soltando o ar dos pulmões e aproximando as costelas.

Dúvidas sobre o post, deixe seu comentário !

Obrigada

Melina Caniçali

Written by

Dra. Melina Caniçali

76 Posts

Bem vindos! Meu nome é Melina, sou nascida e criada na Bahia, Brasil, Fisioterapeuta por formação e atualmente resido em Orlando, Florida, Estados Unidos. O blog tem o objetivo de levar conteúdo simples capaz de transformar sua vida. Espero que goste. Deixe sua mensagem! Mel
View all posts

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *