A importância da fisioterapia no pós cirurgia plástica

A grande procura pelos procedimentos cirúrgicos aumentam a cada ano, pesquisas mostram que no ano de 2011, foram realizados 211.108 lipoaspirações contra 91.800 em 2007, um aumento de 130%. No mesmo período, foram 148.962 cirurgias de aumento de mama (um crescimento de 54,5%).

Mas, o que as pessoas esquecem e que cirurgia plástica não é uma ciência exata, ou seja, erros podem acontecer e por isso a preocupação começa desde a escolha do cirurgião plástico até o fisioterapeuta que irá cuidar do pós operatório imediato.

A escolha do profissional especializado que cuidará do pós operatório é de total importância, pois irá fazer toda diferença no resultado final. A fisioterapia dermato-funcional muito tem contribuído tanto no pré quanto no pós operatório, prevenindo ou tratando respostas advindas nas intervenções cirúrgicas. Além de que os cuidados pós-operatórios exercem uma influência importante, no sentido de se evitar sequelas desagradáveis provenientes do ato cirúrgico, como:

  • Edema (inchaço);
  • Hematoma;
  • Transitórias de sensibilidade e de pigmentação;
  •  Cicatrizes aderentes, deprimidas, hipertróficas ou queloideanas;
  •  Fibrose;
  •  Seroma;
  • Sofrimento cutâneo.

Então não deixe de dar sequência aos cuidados pós cirúrgicos, cuide-se!

 

Written by

Dra. Melina Caniçali

74 Posts

Bem vindos! Meu nome é Melina, sou nascida e criada na Bahia, Brasil, Fisioterapeuta por formação e atualmente resido em Orlando, Florida, Estados Unidos. O blog tem o objetivo de levar conteúdo simples capaz de transformar sua vida. Espero que goste. Deixe sua mensagem! Mel
View all posts

2 thoughts on “A importância da fisioterapia no pós cirurgia plástica”

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *