A drenagem linfática pós cirurgia plástica
As cirurgias plástica aumento a cada ano no Brasil, tornando-se parte do nosso cotidiano.
Em intervenções cirúrgicas pode ocorrer rompimentos de células e vasos sanguíneos gerando um acúmulo de líquidos local e outras alterações que podem surgir no pós operatório, como:
Hematoma: pode ocorrer devido ao acúmulo de sangue na região operada;
Edema: acúmulo excessivo de fluidos, sendo positivo, pois o organismo está respondendo sobre a reparação do tecido;
Fibrose: aparece a medida que o processo de cicatriz vai evoluindo;
Seroma :excesso de líquido de coloração amarelada que fica retido no tecido subcutâneo;
Após qualquer cirurgia plástica a melhor opção e começar a drenagem linfática o quanto antes, só com a drenagem você irá sentir menos dores e o inchaço reduzirá, consequentemente a fibrose e o seroma que estava se formando também irá ser drenado. A junção da drenagem + ultra som forma um tratamento ainda mais completo em alguns casos, pois quebrará os nódulos de fibrose que começará a se forma na segunda semana.
A DLM (drenagem linfática manual) técnica de Vodder e Leduc, que melhora a oxigenação e circulação local, retira o acumulo de líquido da região, acelera o processo de cicatrização, fazendo com que o período de recuperação pós-operatório seja mais rápido.
Obs: O procedimento de Drenagem Linfática pode ser começado à partir de 48 horas iniciais da cirurgia! ( cada caso tem que ser analisado com seu médico)
fis uma cesariana e no local da cirugia ficou duro.Quanto tempo dura para melhor,e eu posso levar uma vida normal
Olá Carmem, tudo bem? pela sua descrição pode ser que seja uma refião com fibrose ou não, mas se for pode sair com o tempo, ou com drenagem linfática ir diminuindo com o tempo. já tem muito tempo sua cesaria?
Att; Melina Caniçali