5 exercícios para fortalecer os músculos do core

Ei pessoal, hoje vou mostrar 5 exercícios para você fortalecer o core. São exercícios simples que você pode fazer em casa e a qualquer horário.

O core como disse no post anterior “A importância do core na sua postura” é composto por 29 músculos que precisam estar fortalecidos para manter o equilíbrio e a sustentação do nosso corpo.

Então vamos começar?

Para realizar esses exercícios você apenas precisará de um colchonete ou qualquer tapete que tenha na sua casa.

1- O exercício de prancha

Palma das mãos e pontas dos pés apoiadas no colchonete, braços bem esticados, as mãos deve estar na mesma altura dos ombros. Você deverá se manter nessa posição de 20 a 30 segundos, mantendo a respiração e sempre lembrando de contrair o abdômen, repita 4 vezes este exercício. ( Com o tempo você irá aumentando os segundos nesta posição).

2 – Exercício de prancha (variação)

Seguimos no exercício de prancha, essa é uma variação. Você agora na mesma posição anterior, irá dobrar os cotovelos apoiando no chão, não deixe o bumbum e a coluna cair, mantenha sempre levantando-os. Fique na posição de 20 a 30 segundos, e repita 4 vezes. Sempre mantendo a respiração.

3- Exercício de quatro apoios alternados

Na posição de quatro apoios com as mãos na mesma direção dos ombros, e os joelhos dos quadris. Estique o braço direito e a perna esquerda e mantenha 5 respirações nessa posição, depois troque de braço e perna e realize mais 5 respirações. Repita 5 vezes de cada lado.

4- Exercício de ponte

O exercício de ponte, você vai deitar de barriga para cima, dobrar os joelhos apoiando os pés no chão. Braços esticados do lado do corpo, e toda a sua coluna encostada no chão. Em seguida você irá puxar o ar pelo nariz e soltar pela boca e ir levantando o quadril o máximo que conseguir. Repita esse movimento por 5 vezes e sempre respirando, pois irá ajudar na oxigenação durante o exercício, acelerando o seu metabolismo e ajudando no fortalecimento do core.

5- Exercício de ponte (variação)

Na mesma posição anterior, puxe o ar pelo nariz e solta pela boca, levante o quadril, elevando o bumbum o máximo que você conseguir e em seguida puxe o joelho para você, dobrando a perna (como na imagem abaixo) e continue soltando o ar. segure nessa posição por 3 respirações e volte posição normal. Repita 5 vezes em cada lado, sempre alternando.

Agora você pode começar a fortalecer o seu core sem sair de casa, você perceberá o quanto suas dores nas costas e em outras partes do corpo irá diminuir. Gostou?

Então vamos começar!

Obrigada

Melina Caniçali

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Dra. Melina Caniçali

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Bem vindos! Meu nome é Melina, sou nascida e criada na Bahia, Brasil, Fisioterapeuta por formação e atualmente resido em Orlando, Florida, Estados Unidos. O blog tem o objetivo de levar conteúdo simples capaz de transformar sua vida. Espero que goste. Deixe sua mensagem! Mel
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