Posted on 1 de maio de 2013

As causas da má postura e seu alívio com o pilates

Pilates

O problema postural mais comum é o mau hábito postural, isto é, por qualquer razão a pessoa não mantém uma postura correta. Este tipo de postura é muito observada em pessoas que ficam em pé ou sentadas durante longo tempo e começam a relaxar e acabam encurvando-se. A manutenção da postura correta exige músculos fortes, flexíveis e facilmente adaptáveis a alterações do ambiente. Esses músculos têm continuamente trabalhar contra a gravidade e em harmonia uns com os outros para manter uma postura correta.

Outra causa da má postura é o desequilíbrio muscular ou a contratura muscular. Por exemplo, o músculo iliopsoas tenso, aumenta a lordose lombar.

Dor também pode causar má postura. Pressão sobre uma raiz nervosa na coluna lombar pode levar a dor nas costas e resultar em escoliose, à medida que o corpo inconscientemente adota uma nova postura que diminui a dor.

Condições respiratórias, (exemplo: enfisema), fraqueza geral, excesso de peso, perda de propriocepção ou espasmos musculares, também podem levar à postura inadequada.

O Pilates trabalha a maioria dos defeitos posturais, uma vez que tenham sido identificados os causadores dos problemas. O pilates irá fortalecer os músculos fracos, alongar as estruturas encurtadas e ensinar ao paciente que é de sua responsabilidade manter uma postura ereta correta quando em pé, sentado e em outras atividades de vida diária.

As deformidades estruturais, resultado de anomalias congênitas, trauma ou doença, podem causar problemas posturais de difícil correção, somente cirúrgico. Entretanto, as pessoas procuram o pilates muitas vezes para aliviar dores e receber orientações adequadas de cuidados posturais.

Melina Caniçali

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply

Back to top